Benefícios do Trabalho Remoto para as Empresas
Setembro 2022
Enquanto muito se vai refletindo e escrevendo sobre as vantagens desses novos modelos de trabalho para os trabalhadores, as análises sobre os benefícios para os empregadores ainda escasseiam. Melhorias em questões como a motivação e a assiduidade parecem mais evidentes, mas no que concerne a problemática da produtividade, parecem ainda restar dúvidas, dúvidas essas que se inflamam com afirmações como a de Elon Musk, que considerou o teletrabalho como “fingir que se trabalha”.
Enquanto vozes como a de Musk parecem querer assumir o teletrabalho como sinónimo de menor produtividade, todos os sinais parecem apontar na direção contrária. Menos distrações com colegas, maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ou mais horas de sono, são apenas algumas das mudanças que facilmente se traduzem numa maior produtividade por parte dos colaboradores a usufruir deste regime. Mas esta é claramente uma das variáveis que necessita de tempo de adaptação para poder ser devidamente medida. Contudo, existem outras vantagens que se conseguem antever mesmo antes de serem colocadas em prática pelas empresas.
Estes novos regimes de trabalho permitem às empresas poupar nos custos com arrendamento de espaços. Num caso mais extremo, deixarem de ter essa despesa por completo, e noutros, a de poderem reduzi-la significativamente mudando para espaços mais pequenos. Outra das grandes vantagens é a retenção de pessoal qualificado, ou seja, oferecer este tipo de regime mais flexível, permite que os colaboradores não necessitem de mudar de empresa de forma a encontrarem esta opção. Um dos principais benefícios e que é muitas vezes negligenciado, é a oportunidade dos empregadores poderem recrutar as pessoas com melhores qualificações, independentemente de onde vivam. Finalmente, mas não menos importante, é a questão ambiental. Os consumidores querem que as empresas sejam mais verdes, e com um pensamento mais sustentável, aqui com a redução ou eliminação das deslocações, essa mensagem torna-se mais forte.
Compromisso entre empregados e empregadores surge assim como uma das chaves para o sucesso destes novos regimes de trabalho. Se as relações interpessoais podem sofrer pela ausência de contacto presencial, é importante que se promovam outras formas de a fomentar, tal como, se a incapacidade de algumas pessoas se desconectarem aumentar, perceber que ferramentas utilizar para o combater.
Encontrados os benefícios para empresas e colaboradores, o passo seguinte envolve a aceitação de que este processo de adaptação implicará sempre o empenho das duas partes e o tal compromisso necessário para que tudo flua de forma pacífica e sem constrangimentos. É assim essencial que os trabalhadores sejam avaliados pela sua capacidade de apresentar resultados e não pela sua disponibilidade em estarem presentes fisicamente em locais onde na grande maioria das vezes a sua presença é dispensável.