As Principais Vantagens do Nomadismo Digital
É seguro afirmar que o nomadismo digital é um dos estilos de vida que mais tem crescido nos últimos tempos. Potenciado pela pandemia e por todas as mudanças e adaptações que a mesma obrigou, este conceito deixou de ser algo exótico e para muitos até longínquo, para fazer parte da equação no futuro de muitos trabalhadores ditos convencionais. Previsões apontam para que até 2035 existam mais de 1 bilião de nómadas digitais por todo o mundo, portanto faz sentido refletirmos no que de facto torna este movimento tão popular.
Os desafios parecem ser mais evidentes, como garantir previamente que os espaços de trabalho/alojamento dispõem de acesso à Internet, acautelar as diferenças horárias de forma a não interferir com a interação com clientes e colegas, ou fortalecer as relações interpessoais. Contudo as vantagens podem não ser tão claras – apesar de múltiplas – e nesse sentido enumerá-las torna-se um exercício pertinente a todos, não só os que já ponderam esta mudança.
A liberdade é a palavra de ordem para qualquer nómada digital. A limitação a um espaço de trabalho, que pode muitas vezes nem sequer oferecer as condições ideais, é a primeira barreira a extinguir-se. Mais do que poder escolher onde se trabalha, enquanto nómada digital, pode escolher-se mudar de local de trabalho diariamente. Para uns fará sentido estar mais perto do mar, para outros da montanha, mas para a grande maioria a chave é mesmo o poder de decisão.
O fim das deslocações para o local de trabalho obrigatórias é uma grande vantagem que se divide em diferentes áreas. Primeiramente, permite evitar o tempo perdido nessas mesmas deslocações e utilizá-lo para outras tarefas. Em segundo lugar, permite a redução da poluição ao haver menos deslocamentos de carros e transportes públicos, e finalmente, facilita a conciliação entre a vida familiar e profissional, reduzindo consideravelmente o stress que esses trajetos potenciam.
Quando para muitos de nós o sonho de viajar pelo mundo parecia um sonho para se pensar apenas depois da reforma, e a saúde assim o permitisse, para os adeptos deste estilo de vida, essa pode ser a realidade hoje. Poder conhecer outros países e interagir com outras culturas é provavelmente uma das vantagens mais tentadoras desta opção, o que aliado à questão da liberdade e da flexibilidade, na grande maioria dos casos, se traduz numa maior motivação.
Quando de facto refletimos sobre as principais vantagens de se tornar um nómada digital, percebemos que a lista poderia ser quase infindável. Crescimento pessoal, novos desafios, novos hobbies, fazer parte de uma comunidade global ou aprender novas línguas, continuam a ser apenas algumas das muitas mais-valias deste estilo de vida que parece estar a disseminar-se a uma velocidade estonteante.